terça-feira, 21 de julho de 2020

Toque de Carinho






Atividade: Dinâmica – “Toque de carinho”

 A criança juntamente da sua família (pode ser papai, mamãe, irmãos, vovô, vovó, dindos) devem sentar formando um círculo com todos. Peguem um ursinho, ou boneco/ boneca e passem de mão em mão.

Quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele e fazer um gesto de carinho (um abraço, um beijo, um carinho, etc). No final, quando todos falarem, deve-se pedir para que façam o mesmo gesto que fizeram com o urso com a pessoa do lado.
E então família, como foi essa dinâmica? Façam essa reflexão em família e estimulem que a criança também possa dizer o que sentiu durante a brincadeira!! Com certeza foi um momento muito especial, com trocas de carinho entre todos!!
O que estaremos desenvolvendo?
Iremos estreitar os laços afetivos, ampliando assim, memórias afetivas, troca de carinho em família além de desenvolver o afeto e expressão.

E não se esqueçam de fazer o registro- Um lindo desenho em família desse momento e guardem na Caixa das Memórias!

Pedimos que encaminhem os registros (fotos/ vídeos) para nosso e-mail da turma: pedacinhodoceucbn4@gmail.com
 Um abraço bem apertado e cheio de saudades das Profes Eliz, Fê e Ju.

E hoje tem surpresa... Um vídeo cheio de carinho e saudades para vocês...




terça-feira, 14 de julho de 2020

Nossas Memórias!


Atividade: Nossas Memórias
Vamos conhecer um pouco sobre o artista plástico Ivan Cruz. 

Esse artista plástico brasileiro retrata infâncias em diferentes momentos e brincadeiras... Seu trabalho é inspirado a partir de uma frase que ele mesmo criou: 
 “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. 
O objetivo de Ivan Cruz é divulgar um resgate ao lúdico, à imaginação, quer incentivar ao máximo o desenvolvimento real das nossas crianças no feliz mundo das brincadeiras, fugindo dos custos e problemáticas urbanas que esse público tanto sofre nos dias atuais, confinadas a play-grounds, ou à frente de computadores, TVs e videogames, desacostumadas ao convívio coletivo e ao desenvolvimento motor proporcionado por tais jogos infantis de outrora. De certa forma, faz um resgate as brincadeiras vividas por nós adultos em nossas infâncias...




(Imagens e informações do texto disponível em: https://www.ivancruz.com.br)

Agora é a vez de vocês!! Escolham uma brincadeira para realizar em família, uma brincadeira que papai e mamãe brincaram na infância e em seguida, ensinem e brinquem com seus filhos. Após esse momento de diversão, pedimos que façam um desenho retratando essa brincadeira vivenciada em família!
Sugerimos que na atividade usem folha ofício e tinta, mas quem preferir, pode utilizar outros materiais! E caso alguém construa algo para brincar, depois também poderá guardar na caixa das memórias e brincar quando quiser!!
Usem e abusem da criatividade, e realizem a proposta em família!


O que estaremos desenvolvendo?
Iremos estreitar os laços afetivos, ampliando assim, memórias afetivas, além de desenvolver a criatividade, observação, oralidade e expressão.

E não se esqueçam, esse registro deve ser guardado na Caixa das Memórias!
Pedimos que encaminhem os registros para nosso e-mail da turma: pedacinhodoceucbn4@gmail.com
 Um abraço bem apertado e cheio de saudades das Profes Eliz, Fê e Ju.


terça-feira, 7 de julho de 2020

Caixa das Memórias




Atividade: Caixa de Memórias
Hoje vamos construir algo bem legal, que vai nos acompanhar daqui pra frente... Vamos confeccionar nossa caixa das memórias...
Nela, vocês deverão guardar todos as produções que estamos realizando durante esse período de atividades em casa... Para confeccionar essa caixa, vocês irão precisar dos seguintes materiais:
1 caixa de sapato (grande)
Tinta, giz de cera, cola, tecido, papel colorido, entre outros... A ideia é que a confecção dessa caixa aconteça em família e que todos participem... Na decoração da caixa, pedimos que a família escolha uma foto ou algum objeto que remeta uma memória afetiva, envolvendo a criança. 
O que estaremos desenvolvendo?
Iremos estreitar os laços afetivos, ampliando assim, a memória afetiva, bem como, desenvolver a criatividade e expressão.

E não se esqueçam, essa Caixa das Memórias é para guardar os “tesouros” produzidos durante esse período que estamos longe!
Pedimos que encaminhem os registros para nosso e-mail da turma: pedacinhodoceucbn4@gmail.com
Um abraço bem apertado e cheio de saudades das Profes Eliz, Fê e Ju.


Assistam o vídeo a seguir, ele foi feito com muito carinho para vocês...



terça-feira, 30 de junho de 2020

Hoje é dia de circuito!




Olá queridas famílias do Nível 4!

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos nos divertir com uma brincadeira corporal, o circuito com rolinho de papel higiênico.

Nossa brincadeira é desenhar com giz ou fita no chão fazendo dois ou mais caminhos diferentes, como zigue-zague e ondulações.



Assim, está pronto o circuito.

Agora pegue um rolinho de papel higiênico e é só colocar o corpinho para se movimentar.



Siga o movimento do circuito rolando o rolinho pelo caminho desenhado no chão.


Esta brincadeira desenvolve a coordenação motora ampla e fina.

A coordenação ampla permite os movimentos maiores do nosso corpo, mexer os braços, pernas, mãos, andar, correr, sentar, se inclinar pra frente, carregar, empurrar e rolar.

A coordenação fina permite os movimentos menores do corpo, usa os músculos pequenos, como o das mãos e dos pés, ao manusear pequenos objetos a criança realiza movimentos mais precisos e delicados, desenvolvendo habilidades que lhe acompanharão pela vida.

                                                                 Boa diversão!

                           Abraços com carinho Profe Vanessa (Hora atividade)
*Não esqueça de nos enviar as fotos ou vídeos para o e-mail da nossa turma: pedacinhodoceucbn4@gmail.com



terça-feira, 23 de junho de 2020

Vamos nos divertir ao som da música?!




OLÁ QUERIDAS FAMÍLIAS!
Hoje vamos nos divertir com música!
Nossa brincadeira é desenhar e dançar conforme o ritmo da música. Esta atividade estimula a imaginação da criança e sua percepção auditiva e corporal por meio da expressão artística e da dança.
Então vamos lá nos divertir...
Algumas sugestões de músicas...
 Mundo Bita-Viajar pelo Safari(https://www.youtube.com/watch?v=9WFYuIu7BKA)
 Palavra Cantada – A Canoa Virou(https://www.youtube.com/watch?v=_vmxj-adiPo)
Cabeça, Ombro, Joelho e Pé (https://www.youtube.com/watch?v=vDee2bF8Xls)

 AS CRIANÇAS JUNTAMENTE COM AS FAMÍLIAS PODEM DANÇAR E SENTIR ATRAVÉS DO CORPO ESSES RITMOS..OS PAIS PODEM IR QUESTIONANDO ATÉ MESMO PARA A CRIANÇA PODER FAZER O REGISTRO DA PROPOSTA:

-Você gosta dessa música?
-Essa música é rápida ou devagar (ritmo)?

Vocês irão precisar de:
.Lápis de cor, caderno ou folhas avulsas,  aparelho de som, tecido para cobrir os olhos ou procurar fechar os olhos, e a seleção de ritmos diferentes.
.Agora o adulto coloca a música e a criança começa a desenhar com os olhos vendados. É importante explicar às crianças que irão ouvir diferentes estilos musicais e que devem fazer desenhos que expressam como sentiram a música. A família também poderá participar deste registro e depois podem apresentar os seus desenhos entre vocês.

 Vocês podem fazer um varal para expor os lindos trabalhos produzidos, usando prendedor de roupas e cordão ou linha.

. Sugestão: Depois conversem sobre os desenhos feitos no papel, analisar a força dos traços e movimentos, se foram conforme o volume, a duração e o timbre dos sons.  
Pedimos que guardem estes registros (desenhos) e os próximos também. Pois  uma divertida e colorida surpresa vêm por aí .....aguardem!


Não esqueçam de fazer o registro com fotos ou vídeos.

Um ótimo trabalho e um abraço carinhoso das Profes N4

E-mail para enviar registro: pedacinhodoceucbn4@gmail.com

E caso alguma família precise de folhas, tinta, giz de cera, lápis de cor, poderão retirar na escola (ainda hoje- 23/06/2020)