segunda-feira, 19 de julho de 2021

Tapete da lateralidade


“Atividades que Aproximam!”

Semana do dia 19 a 23 de julho de 2021.


Tapete da lateralidade

Olá famílias! Tudo bem com vocês?

Para esta semana vamos propor uma atividade bem divertida para os nossos pequenos! É importante pensar que para as crianças, mover-se é muito mais que mexer o corpo ou se deslocar. Cada vez que cria uma nova habilidade, ela começa a atuar de forma mais independente no seu mundo e isso acaba desenvolvendo a sua autonomia e confiança.

A partir dessa ideia, gostaríamos de propor uma brincadeira simples onde eles poderão exercitar a coordenação motora, a lateralidade, o equilíbrio e o ritmo. 

Vamos confeccionar?

Utilizando qualquer tipo de folha ou papel, desenhe 9 setas iguais e pinte-as. Podem ser utilizadas revistas ou jornais, recortando ou dobrando em formato de seta. Também poderá ser feita com fita ou desenhar com giz de quadro no chão.

           Agora vamos brincar?

Coloque as folhas no chão, uma a frente da outra, de forma aleatória conforme demonstrada na figura abaixo. Se puder, prenda a folha no chão com fita adesiva.

A ideia é ir pulando de uma seta para outra com o corpo, virando conforme a direção da seta.

           Sugestões:

Vocês podem repetir quantas vezes quiserem. Quanto mais fizerem, mais rápido irão conseguir realizar o percurso. Podem também ir mudando a ordem das setas.

           Importante:

Essa atividade trabalha a coordenação motora ampla, lateralidade, concentração, equilíbrio e noção espacial. Assim, as crianças brincam aprendendo e aprendem brincando.



Esperamos que gostem!!!!

 

Objetivos:

O eu, o outro e o nós (EO)

(EI02EO02CB-02) Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas ações;

(EI02EO03CB-05) Explorar de maneira autônoma as possibilidades sensoriais e psicomotoras, tanto na sala de referência como nos demais ambientes.

Corpo, Gesto e Movimento (CG)

(EI02CG05CB-01) Desenvolver habilidades motoras, manuseando materiais diversos com variadas texturas, espessuras, cores e formas;

Traços, Sons, Cores e formas (TS)

(EI02TS02CB-05) Manipular materiais não estruturados como forma de recursos à aprendizagem;

(EI02TS02CB-11) Expressar-se com liberdade e criatividade em produções livres e/ou direcionadas a partir de diferentes propostas pedagógicas.

Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF)

(EI02EF03CB-01) Ampliar o vocabulário, a imaginação e a criatividade.

 Aguardamos os registros das propostas (com fotos, vídeos ou comentários) nos contando como foi este momento, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturman4@gmail.com ou pelo whatssap da professora.

Lembrando de colocar o nome da criança, turma e turno.

Com carinho Profe Simone e Profe Lilian.


Nenhum comentário:

Postar um comentário