Semana do dia 12 a 16
de abril de 2021.
O trenzinho vem aí...
Olá famílias,
como estão?
Neste primeiro momento vamos fazer a montagem do
trenzinho e brincar um pouquinho com algumas sugestões que vamos propor abaixo.
Como vai funcionar?
2. Para a construção do trem, vocês poderão
utilizar caixas de fósforo vazias e/ou outras caixinhas que tiverem em casa
(ex.: caixas de remédio cortadas em cima, caixas de leite, potes de margarina, garrafas
pet cortadas, embalagens de sabonete, alimentos, cremes, perfumes...);
3. Pedimos 5 (cinco) vagões;
4. Separem barbante ou cordão,
tesoura, canetinhas ou lápis de cor;
5. Façam um furo em cada extremidade
das caixas para que o barbante possa passar por ele;
6. A seguir juntem com o barbante
todas as caixinhas, fazendo um nó e deixando um pequeno espaço entre elas;
7. A decoração das caixinhas ficarão
por conta das crianças, que utilizarão os materiais de pintura mencionados
acima;
8. Depois da construção do
trenzinho, utilizaremos os “vagões” para brincar e estimular as crianças.
Referência
Bibliografica: BATLLORI, Jorge. 150 Jogos para a estimulação infantil. Ed.
Ciranda Cultural. 2008, São Paulo – SP.
------------------------------
É importante ressaltar aqui, que a
construção deste trenzinho e as sugestões que vamos propor serão importantes
para trabalharmos a construção dos números com as nossas crianças.
Vamos começar a brincadeira?
1. Escolha dos objetos: Primeiro vamos pedir que as famílias, juntamente das crianças, separem
vários elementos diferentes, como: brinquedos, peças, pedrinhas, legumes, gravetos,
papeizinhos, tampinhas e mais...
2. Noção de Espaço: Após pedimos que as crianças tentem colocar os elementos escolhidos
dentro dos vagões para ver se cabem ou não;
3. Classificação por tamanho: Depois as crianças poderão separar os objetos grandes
dos pequenos, os que cabem e os que não cabem dentro do vagão;
4. Classificação por forma: Agora, pedimos que as crianças façam agrupamentos
por tipos/ forma, como por exemplo, só os carrinhos, só as pecinhas, só as
pedrinhas e assim sucessivamente;
5. Classificação por cores: sugerimos que separem os objetos por cores e
distribuam nos vagões;
6.
Sequência: Depois disso,
pedimos que escolham 2 destes objetos para incentivarmos a construção de uma
sequência simples: no vagão 1 a criança deve colocar um dos dois elementos
escolhidos, no vagão 2 o outro elemento escolhido; no vagão 3 ela deve seguir a
sequência que vocês irão organizar:
Ex.: vagão 1 =
carrinho
vagão 2 = pedrinha
vagão 3 = carrinho
...e o que vem depois desse?
vagão 4 = pedrinha
vagão 5 = carrinho
7.
E que tal
andarem com o trenzinho pela casa e por todos os lugares que conseguirem!? Deixem
que se divirtam! E usem a imaginação junto com esses pequenos! J
Objetivo (s):
· Levantar hipóteses
para resolver situações problemas, organizando dados, testando possibilidades e
soluções.
· Explorar e organizar
progressivamente brinquedos e outros materiais, realizando classificações
simples, utilizando critérios: tamanho, forma, cor, percebendo semelhanças e
diferenças nos objetos.
· Diferenciar,
classificar e nomear objetos de diferentes formas, a fim de observar diferenças
e semelhanças entre eles.
· Explorar diferentes
materiais, ordenando-os, quantificando-os e classificando-os por meio do
brincar.
· Observar a sequência
simples, desenvolvendo o raciocínio lógico;
Aguardamos os
registros das propostas (com fotos, vídeos ou comentários) nos contando como
foi este momento, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturman4@gmail.com
Lembrando de colocar
o nome da criança, turma e turno.
Com
carinho, Profe Simone e Profe Lilian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário