terça-feira, 13 de abril de 2021

O trenzinho vem aí...

 


Semana do dia 12 a 16 de abril de 2021.

O trenzinho vem aí...


    Olá famílias, como estão?

 Para esta semana vamos montar um trenzinho bem legal e super criativo! A ideia é que possamos brincar e desenvolver o raciocínio lógico.

Neste primeiro momento vamos fazer a montagem do trenzinho e brincar um pouquinho com algumas sugestões que vamos propor abaixo.


Como vai funcionar?

 1.  Para começar a brincadeira pedimos que as crianças ajudem a construir um pequeno trem;

2.  Para a construção do trem, vocês poderão utilizar caixas de fósforo vazias e/ou outras caixinhas que tiverem em casa (ex.: caixas de remédio cortadas em cima, caixas de leite, potes de margarina, garrafas pet cortadas, embalagens de sabonete, alimentos, cremes, perfumes...);

3.  Pedimos 5 (cinco) vagões;

4.  Separem barbante ou cordão, tesoura, canetinhas ou lápis de cor;

5.  Façam um furo em cada extremidade das caixas para que o barbante possa passar por ele;

6.  A seguir juntem com o barbante todas as caixinhas, fazendo um nó e deixando um pequeno espaço entre elas;

7.  A decoração das caixinhas ficarão por conta das crianças, que utilizarão os materiais de pintura mencionados acima;

8.  Depois da construção do trenzinho, utilizaremos os “vagões” para brincar e estimular as crianças.




Referência Bibliografica: BATLLORI, Jorge. 150 Jogos para a estimulação infantil. Ed. Ciranda Cultural. 2008, São Paulo – SP.

------------------------------

     É importante ressaltar aqui, que a construção deste trenzinho e as sugestões que vamos propor serão importantes para trabalharmos a construção dos números com as nossas crianças.

 

Vamos começar a brincadeira?

 

1.  Escolha dos objetos: Primeiro vamos pedir que as famílias, juntamente das crianças, separem vários elementos diferentes, como: brinquedos, peças, pedrinhas, legumes, gravetos, papeizinhos, tampinhas e mais...

2.  Noção de Espaço: Após pedimos que as crianças tentem colocar os elementos escolhidos dentro dos vagões para ver se cabem ou não;

3.  Classificação por tamanho: Depois as crianças poderão separar os objetos grandes dos pequenos, os que cabem e os que não cabem dentro do vagão;

4.  Classificação por forma: Agora, pedimos que as crianças façam agrupamentos por tipos/ forma, como por exemplo, só os carrinhos, só as pecinhas, só as pedrinhas e assim sucessivamente;

5.  Classificação por cores: sugerimos que separem os objetos por cores e distribuam nos vagões;

6.  Sequência: Depois disso, pedimos que escolham 2 destes objetos para incentivarmos a construção de uma sequência simples: no vagão 1 a criança deve colocar um dos dois elementos escolhidos, no vagão 2 o outro elemento escolhido; no vagão 3 ela deve seguir a sequência que vocês irão organizar:

Ex.: vagão 1 = carrinho

         vagão 2 = pedrinha

        vagão 3 = carrinho

                         ...e o que vem depois desse?

        vagão 4 = pedrinha

       vagão 5 = carrinho

 



7.  E que tal andarem com o trenzinho pela casa e por todos os lugares que conseguirem!? Deixem que se divirtam! E usem a imaginação junto com esses pequenos! J 

  Observação: este trenzinho será utilizado novamente para atividades futuras.

 

Objetivo (s):

·      Levantar hipóteses para resolver situações problemas, organizando dados, testando possibilidades e soluções.

·      Explorar e organizar progressivamente brinquedos e outros materiais, realizando classificações simples, utilizando critérios: tamanho, forma, cor, percebendo semelhanças e diferenças nos objetos.

·      Diferenciar, classificar e nomear objetos de diferentes formas, a fim de observar diferenças e semelhanças entre eles.

·      Explorar diferentes materiais, ordenando-os, quantificando-os e classificando-os por meio do brincar.

·      Observar a sequência simples, desenvolvendo o raciocínio lógico;

 

 

Aguardamos os registros das propostas (com fotos, vídeos ou comentários) nos contando como foi este momento, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturman4@gmail.com

 

 

Lembrando de colocar o nome da criança, turma e turno.

Com carinho, Profe Simone e Profe Lilian.


Nenhum comentário:

Postar um comentário