Semana do dia 24 a 26
de maio de 2021.
Semana do
Brincar!!!!!
Olá famílias, tudo
bem?
Esta semana, de 24 a 28 de maio, vamos comemorar a 3ª Semana Municipal do Brincar, com o tema “Acampem suas ideias e venham brincar com a gente!”. Então vamos enviar para vocês uma série de atividades bem divertidas que podem ser realizadas com toda a família!
Seguem as atividades divididas por dias da semana:
Segunda-feira – 24/05 – Elementos da Natureza
Atividade:
Neste dia vamos trabalhar os elementos da natureza fazendo uma pintura bem
divertida de tinta feita com terra. A tinta precisa ser preparada por um adulto
e/ou responsável e depois oferecida para a criança com folha e pincel.
Modo
de preparar a tinta: Misturar terra do jardim, cola e água. Segue link com o
preparo da cola: https://novaescola.org.br/conteudo/4096/tinta-de-terra
A
ideia é que a criança se divirta com essa tinta diferente e crie o que quiser,
a pintura é livre!
Como
sugestão, se possível pedimos que montem uma cabana com lençóis, cobertores,
toalhas ou o que tiverem em casa, no pátio da casa, para que assim possam ter
mais liberdade na hora da brincadeira!
Terça-feira
– 25/04 – Sabores, cheiros e sensações
Atividade:
pintando no gelo – aqui a ideia é fazer gelos coloridos para as crianças
pintarem no papel. Em uma forma de gelo e/ou potinhos de iogurte, pedimos que
preparem vários gelos coloridos para a criançada!
Modo
de preparo dos gelos coloridos: misturar a tinta na água (várias cores) e fazer
cubos de gelo. Vocês podem colocar um palito de picolé (ou outro tipo) para a
criança segurar e não pegar direto no gelo.
Também pedimos que criem um ambiente no pátio de casa, com cabanas, barracas e/ou lençóis esticados para que as crianças vivenciem este momento de forma lúdica e divertida!
(Imagem disponível em: http://www.upbaby.com.br/br/blog/atividade-de-verao-pintura-com-gelo-/200/. https://www.reab.me/pintando-com-gelo-conheca-essa-proposta-de-atividade/)
Quarta-feira
– 26/05 – Casinhas e narrativas da infância
Atividade:
Contação de história na sala de casa com uma linda cabaninha feita com amor
pelo papai ou pela mamãe. Vocês ainda podem espalhar almofadas e/ou
travesseiros e curtir uma historinha embaixo das cobertas!.
História:
Aqui sugerimos que a criança escolha uma das suas historinhas preferidas! Pode
ser uma ou várias J
Quinta-feira–
27/05 – Acampando com os jogos
Atividade:
Neste dia para quem tiver barracas de acampamento poderá monta-las dentro de
casa, no pátio, na garagem ou onde puder. Dentro delas pedimos que separem
jogos que tenham em casa, para montar, jogar e brincar com as crianças dentro
da barraca. Para quem não tiver
barracas, sugerimos novamente a ideia das cabanas de lençóis ou o que a sua
imaginação permitir.
Material:
barracas de acampamento, lençóis, cobertores e jogos da memória, quebra
cabeças, cartas, tabuleiro e mais.
Sexta-feira–
28/05 – Quando tudo isso passar, onde vamos acampar?
Atividade:
Para este último dia sugerimos um piquenique em família. Pode ser no pátio de
casa, na sala ou em qualquer lugar que seja possível. O importante é que tenham
barracas ou cabanas ou o que a imaginação mandar!!!! E que a diversão, a
parceria e amor estejam presentes.
DIVIRTAM-SE!!!!!!
Objetivo:
O EU, O OUTRO E O NÓS
· (EI03EO02CB-01) Agir de modo independente com confiança e
autonomia, de acordo com suas capacidades;
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
· (EI02CG05CB-01) Desenvolver habilidades motoras, manuseando
materiais diversos com variadas texturas, espessuras, cores e formas;
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
· (EI02TS02CB-03) Observar e comparar cores, estabelecendo relações
em diferentes contextos;
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
· (EI02ET01CB-03) Explorar e organizar progressivamente brinquedos e
outros materiais, realizando classificações simples, utilizando critérios:
tamanho, forma, cor, peso e comprimento, percebendo semelhanças e diferenças
nos objetos.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
· (EI02EF03CB-06) Participar de momentos de hora do conto,
envolvendo-se em diferentes histórias contadas pelos professores/crianças;
· EI02EF03CB-01) Ampliar o vocabulário, a imaginação e a
criatividade;
· EI02EF03CB-02) Utilizar a hora do conto como ferramenta para
introduzir as crianças no mundo da leitura, enriquecendo sua aprendizagem.
Aguardamos os registros das propostas (com fotos, vídeos ou
comentários) nos contando como foi este momento, através do e-mail da
turma: pedacinhodoceuturman4@gmail.com ou
whatssap da professora.
Lembrando de colocar o nome da criança, turma e turno.
Com carinho, professoras Simone e Lilian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário