segunda-feira, 24 de maio de 2021

Semana do Brincar!

 

Semana do dia 24 a 26 de maio de 2021.


Semana do Brincar!!!!!

 

Olá famílias, tudo bem?

 Esta semana, de 24 a 28 de maio, vamos comemorar a 3ª Semana Municipal do Brincar, com o tema “Acampem suas ideias e venham brincar com a gente!”. Então vamos enviar para vocês uma série de atividades bem divertidas que podem ser realizadas com toda a família!

 Seguem as atividades divididas por dias da semana:

Segunda-feira – 24/05 – Elementos da Natureza

Atividade: Neste dia vamos trabalhar os elementos da natureza fazendo uma pintura bem divertida de tinta feita com terra. A tinta precisa ser preparada por um adulto e/ou responsável e depois oferecida para a criança com folha e pincel.

Modo de preparar a tinta: Misturar terra do jardim, cola e água. Segue link com o preparo da cola: https://novaescola.org.br/conteudo/4096/tinta-de-terra

A ideia é que a criança se divirta com essa tinta diferente e crie o que quiser, a pintura é livre!

Como sugestão, se possível pedimos que montem uma cabana com lençóis, cobertores, toalhas ou o que tiverem em casa, no pátio da casa, para que assim possam ter mais liberdade na hora da brincadeira!

 

Terça-feira – 25/04 – Sabores, cheiros e sensações

Atividade: pintando no gelo – aqui a ideia é fazer gelos coloridos para as crianças pintarem no papel. Em uma forma de gelo e/ou potinhos de iogurte, pedimos que preparem vários gelos coloridos para a criançada!

Modo de preparo dos gelos coloridos: misturar a tinta na água (várias cores) e fazer cubos de gelo. Vocês podem colocar um palito de picolé (ou outro tipo) para a criança segurar e não pegar direto no gelo.

Também pedimos que criem um ambiente no pátio de casa, com cabanas, barracas e/ou lençóis esticados para que as crianças vivenciem este momento de forma lúdica e divertida!

(Imagem disponível em: http://www.upbaby.com.br/br/blog/atividade-de-verao-pintura-com-gelo-/200/. https://www.reab.me/pintando-com-gelo-conheca-essa-proposta-de-atividade/)

Quarta-feira – 26/05 – Casinhas e narrativas da infância

Atividade: Contação de história na sala de casa com uma linda cabaninha feita com amor pelo papai ou pela mamãe. Vocês ainda podem espalhar almofadas e/ou travesseiros e curtir uma historinha embaixo das cobertas!.

História: Aqui sugerimos que a criança escolha uma das suas historinhas preferidas! Pode ser uma ou várias J

 

Quinta-feira– 27/05 – Acampando com os jogos

Atividade: Neste dia para quem tiver barracas de acampamento poderá monta-las dentro de casa, no pátio, na garagem ou onde puder. Dentro delas pedimos que separem jogos que tenham em casa, para montar, jogar e brincar com as crianças dentro da barraca.  Para quem não tiver barracas, sugerimos novamente a ideia das cabanas de lençóis ou o que a sua imaginação permitir.

Material: barracas de acampamento, lençóis, cobertores e jogos da memória, quebra cabeças, cartas, tabuleiro e mais.

 

Sexta-feira– 28/05 – Quando tudo isso passar, onde vamos acampar?

Atividade: Para este último dia sugerimos um piquenique em família. Pode ser no pátio de casa, na sala ou em qualquer lugar que seja possível. O importante é que tenham barracas ou cabanas ou o que a imaginação mandar!!!! E que a diversão, a parceria e amor estejam presentes. 

DIVIRTAM-SE!!!!!!


 Objetivo:

O EU, O OUTRO E O NÓS

·  (EI03EO02CB-01) Agir de modo independente com confiança e autonomia, de acordo com suas capacidades;

 

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

·  (EI02CG05CB-01) Desenvolver habilidades motoras, manuseando materiais diversos com variadas texturas, espessuras, cores e formas;

 

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

· (EI02TS02CB-03) Observar e comparar cores, estabelecendo relações em diferentes contextos;

 

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

· (EI02ET01CB-03) Explorar e organizar progressivamente brinquedos e outros materiais, realizando classificações simples, utilizando critérios: tamanho, forma, cor, peso e comprimento, percebendo semelhanças e diferenças nos objetos.

 

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

·  (EI02EF03CB-06) Participar de momentos de hora do conto, envolvendo-se em diferentes histórias contadas pelos professores/crianças;

·   EI02EF03CB-01) Ampliar o vocabulário, a imaginação e a criatividade;

· EI02EF03CB-02) Utilizar a hora do conto como ferramenta para introduzir as crianças no mundo da leitura, enriquecendo sua aprendizagem.

 

Aguardamos os registros das propostas (com fotos, vídeos ou comentários) nos contando como foi este momento, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturman4@gmail.com ou whatssap da professora.

 

Lembrando de colocar o nome da criança, turma e turno.

 

          Com carinho, professoras Simone e Lilian. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário