Semana do dia 17 a 21
de maio de 2021.
Encontre o par!
Olá famílias! Como estão nossos pequenos?
Esta semana vamos brincar um pouquinho, desenvolvendo a atenção e concentração de uma maneira bem divertida! Toda a família pode brincar junto!
Primeiro pedimos para
que a mamãe ou o papai separem diversos pares de meias da família, de tamanhos
e cores diferentes. Podem ser uns 10 pares. Depois misturem estas meias em cima
da cama, do tapete ou em algum lugar em que a criança possa visualizar. Feito
isso, peçam para a criança encontrar os pares e organizar as meias (cada uma
com seu par). Após, peçam para ela identificar quais são as suas meias e
observar o tamanho delas comparando com as outras. Eles também podem observar
as cores, as estampas e se possível, peçam para identificar de quem são as
outras meias além das suas. Além disso, vocês podem incentivar a contagem dos
pares e depois pedir para que as crianças coloquem as meias!
E continuando nossa brincadeira com as meias, sugerimos mais dois desafios:
· Que elas façam rolinhos com os pares de meias;
· Que os pais façam um varalzinho com cordão (ou usem o seu próprio) e
peçam para as crianças estenderem as meias com o prendedor de roupa.
Exemplos com figuras ilustrativas:
(Imagens disponíveis em: https://www.mepoenahistoria.com.br/atividades/encontre-o-par/
https://www.tempojunto.com/2019/11/26/desafios-para-brincar-com-as-criancas/
https://www.danoninho.com.br/encontre-uma-atividade/o-desafio-da-organizacao-das-meias)
Estas atividades são um incentivo muito legal para a coordenação motora fina.
Divirtam-se!
Objetivo:
O EU, O OUTRO E O NÓS
· (EI03EO02CB-01) Agir de modo independente com confiança e
autonomia, de acordo com suas capacidades;
· (EI02EO02CB-01) Compartilhar momentos de brincadeiras coletivas,
buscando a interação na resolução de conflitos;
· (EI03CG05CB-05) Explorar diferentes materiais a fim de desenvolver
habilidades.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
· (EI02CG01CB-07 Desenvolver as potencialidades corporais com
movimentos amplos e finos;
· (EI02CG05CB-01) Desenvolver habilidades motoras, manuseando
materiais diversos com variadas texturas, espessuras, cores e formas;
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
· (EI02TS02CB-03) Observar e comparar cores, estabelecendo relações
em diferentes contextos;
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
· (EI02ET01CB-03) Explorar e organizar progressivamente brinquedos e
outros materiais, realizando classificações simples, utilizando critérios:
tamanho, forma, cor, peso e comprimento, percebendo semelhanças e diferenças
nos objetos.
Aguardamos os registros das propostas (com fotos, vídeos ou
comentários) nos contando como foi este momento, através do e-mail da
turma: pedacinhodoceuturman4@gmail.com
Lembrando de colocar o nome da criança, turma e turno.
Com carinho, professora Lilian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário